PALAVRAS CRUZADAS #3

A terceira edição do Palavras Cruzadas foi uma viagem ao espaço sideral que abria com com uma performance de João Penoni, vestido com uma roupa de leds e fazendo acrobacias em uma barra instalada no fundo do palco, enquanto o Tono começava a tocar “eu vou mandar você pro espaço”, uma canção composta por Rafael Rocha e Ramon Mello, especialmente para o projeto. O chão do palco foi coberto de paetês enquanto um voil cobria a boca de cena durante as primeiras músicas. O reflexo dos leds e paetês no voil criavam um curioso efeito para quem estava na platéia. Ana Lomenino construiu cocares luminosos e uma saia feita de chaveiros com laternas. Ramon Mello construiu luminárias em formato de discos voadores, feitas a base de vinis. A luz de Alessandro Boschini, que depois deste espetáculo tornou-se o iluminador de todas as edições do projeto, foi um capítulo à parte, instalando pequenas lâmpadas no bocal dos microfones, o que permitia uma iluminação bem reduzida nos rostos dos músicos e diferentes recortes cênicos. Este espetáculo teve também a colaboração do luxuosa do artista visual Paulo Camacho, que participou das filmagens e criou o visual para a música “Da Terra do Sol”, a partir de fotos PB da atriz Thiare Maia. Bella Meirelles desenhou mapas astrais que foram projetados e Martin, filho de Rafael Rocha, baterista do Tono, participou como astronauta mirim. O espetáculo serviu como teste para algumas canções inéditas, como “Pistas de luz”, “A cada segundo” e “Como vês” que vieram a ser lançadas no “Aquário”, terceiro disco do Tono. (por Marcio Debellian)

VÍDEOS

FOTOS

ROTEIRO

1. Vou mandar você pro espaço (Rafael Rocha/ Ramon Mello)
2. Poema: Viagem (Ramon Mello)
3. A cada segundo do mundo (Rafael Rocha)
4. O fundo do céu (Bruno Di Lullo/ Ana Claudia Lomelino)
5. Quando você dança (Rafael Rocha)
6. Pistas de luz (Rafael Rocha)
7. Astronauta (Baden Powell/ Vinicius de Moraes)
8. Vitrines (Gilberto Gil)
9. Como vês (Bruno di Lullo/ Domenico Lancellotti)
10. Da terra pro sol (Bruno di Lullo/ Domenico Lancellotti)
11. Romance espacial (Bruno di Lullo/ Domenico Lancellotti)
12. Poema: Cósmico (Ramon Mello)
13. Sonhador sonâmbulo (Rafael Rocha)

ARTISTAS

TONO

É umas grandes novidades na cena musical do Rio de Janeiro dos últimos anos. Tem três discos lançados, Tono Auge (2009) Tono (2010) e Aquário (2013). Formada por jovens músicos que, de forma paralela ao trabalho do grupo, acompanham artistas como Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil e Gal Costa, o Tono se destaca pela inventividade de suas composições e performances no palco. Recentemente, tiveram duas músicas de sua autoria selecionadas para o repertório do show de Ney Matogrosso, Atento aos sinais.

RAMON MELLO

É poeta, jornalista, e ator. É autor dos livros Vinis mofados (2009) e Poemas tirados de notícias de jornal (2012). Responsável pela obra do poeta Rodrigo de Souza Leão (1965-2009), idealizou o espetáculo Todos os cachorros são azuis, dirigido por Michel Bercovitch, e foi curador, junto com Marta Mestre, da exposição Tudo vai ficar da cor que você quiser (MAM/RJ 2011-2012). Organizou também, entre outros trabalhos, Escolhas (2009), autobiografia intelectual da professora Heloisa Buarque de Hollanda.

JOÃO PENONI

É formado em Design e estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Há cerca de 8 anos realiza um trabalho de investigação sobre o corpo, relacionando-o com o espaço e a luz, através de diferentes meios, como a fotografia, o vídeo e a performance. Participou recentemente de importantes exposições coletivas no Brasil, Portugal e México. Reúne seus trabalhos em www.penoni.com.