PALAVRAS CRUZADAS #7

Desde a primeira conversa com a Mariana para convida-la a participar do Palavras Cruzadas, ela me contou do seu desejo de fazer o projeto ao lado do Nuno Ramos. De início me espantei, porque o trabalho do Nuno como artista plástico está associado a grandes espaços, e o teatro onde nos apresentamos tem um palco de 20m2. No entanto, Nuno também é compositor, já teve suas músicas gravadas por artistas como Rômulo Fróes, Gal Costa e Nina Becker, e pela própria Mariana. Assim, escolhemos encontrar a unidade para o trabalho a partir das canções, fazendo a primeira edição do projeto totalmente dedicada à obra de um mesmo compositor. Mariana e Duani (diretor musical do espetáculo) criaram uma sonoridade absolutamente original para as canções, numa formação com percussão, guitarra e baixo, misturando o samba torto de São Paulo com elementos do forró e do samba de terreiro. Como cenografia, Nuno escolheu trabalhar com duas estátuas vivas – um saci e um soldadinho de chumbo – que se movimentavam apenas 4 vezes durante o espetáculo, em momentos demarcados no roteiro. A concepção deste espetáculo teve a participação do artista plástico e compositor Clima, parceiro de Nuno em muitas da músicas do repertório. Na edição do projeto em São Paulo, Nuno escolheu um caminho absolutamente diferente da montagem carioca. Erguemos no palco do SESC Vila Mariana um jardim com 2 toneladas de terra e 365 girassóis, uma área de 28m2 delimitada dentro do grande palco do teatro, de onde Mariana e a banda fizeram o show. (por Marcio Debellian)

VÍDEOS

FOTOS

ROTEIRO

1. Mamãe papai (Clima/ Nuno Ramos)
2. Poeira (Mariana Aydar/ Nuno Ramos)
3. Dedo duro (Clima/ Nuno Ramos)
4. Atrás dessa amizade (Nuno Ramos)
5. Vem na voz (Mariana Aydar/ Nuno Ramos)
6. Pedaço de uma asa (Nuno Ramos)
7. Cabou (Clima/ Nuno Ramos)
8. Barulho feio (Romulo Fróes/ Nuno Ramos)
9. Samba triste (Clima)
10. Saiba ficar quieto (Nuno Ramos)
11. Manhã azul (Duani/ Nuno Ramos)
12. Caia na risada (Clima/ Nuno Ramos)
13. Isso pode (Nuno Ramos)
14. Dentro das rosas (Clima/ Nuno Ramos)

Baixe aqui o programa do espetáculo com todas as letras.

ARTISTAS

MARIANA AYDAR

Mariana Aydar tem três discos lançados Kavita (2009), Peixes Pássaros Pessoas (2010) e Cavaleiro Selvagem aqui te sigo (2012) e após os espetáculos do Palavras Cruzadas entrará em estúdio para gravar um disco dedicado à obra de Nuno Ramos.

NUNO RAMOS

Nuno Ramos é formado em filosofia pela Universidade de São Paulo, tem um vasto histórico de realizações nas artes plásticas e, como escritor, publicou O mau vidraceiro (2010), Ó (2008) – pelo qual recebeu o Prêmio Portugal Telecom em 2009 - Ensaio geral (2007), O pão do corvo (2001) e Cujo (1993). Reúne seus trabalhos em www.nunoramos.com.br.

DUANI MARTINS

A direção musical desse espetáculo é assinada por Duani Martins e a banda é formada por:

Duani Martins: Percussão e baixo
Marcelo Miranda: Percussão e baixo
Mauricio Badé: Percussão
Guilherme Held: Guitarra