PALAVRAS CRUZADAS #8

A Alice Caymmi fez participação no primeiro espetáculo do Palavras Cruzadas, em 2012. É uma grande novidade na música brasileira, tem muita atitude, uma voz absurda e busca uma sonoridade diferente do que tenho visto por aí. O Rafucko é um cara que tem uma postura política importante, atento a tudo o que está acontecendo, um ativismo que provoca reflexão e alcançou bastante visibilidade na internet.  Os trabalhos do Guga são muito associados à intervenção urbana. Achei que seria interessante esse deslocamento dos dois para o âmbito do teatro para criar junto com a Alice. O Rafucko inventou uma narrativa em que Alice se perdia numa nuvem de gás lacrimogênio e, tal qual no país das maravilhas, passava a se deparar com figuras estranhas, como o policial maluco, o vândalo apressado, o coxinha do facebook, o jornalista sedutor… Criamos um espetáculo de teatro político, entre a beleza, o humor e o absurdo. Para o cenário, Guga criou caixas de acrílico ligadas a uma máquina de fumaça e um aspirador, o que nos permitiu brincar com a superfície de projeção de acordo com o volume de fumaça inserido nas caixas, causando um efeito curioso entre a realidade e a abstração das imagens. Este espetáculo marcou também a primeira vez que Alice apresentou ao vivo algumas das canções de seu segundo disco, Rainha dos Raios. (por Marcio Debellian)

FOTOS

VÍDEOS

ROTEIRO

1. Juízo final (Nelson Cavaquinho/ Élcio Soares)
2. Antes de tudo (Alice Caymmi, 2014)
3. Texto – Gás lacrimogêneo (Guga Ferraz)
4. Texto – Policial maluco (Rafucko)
5. Cuidado com o bulldog (Jorge Ben Jor)
6. Texto – Vândalo apressado (Rafucko)
7. Texto – Pedra portuguesa (Guga Ferraz)
8. Sou rebelde (Soy Rebelde) (Manuel Alejandro e Ana Magdalena/ Versão: Paulo Coelho)
9. Texto – Meia verdade (Rafucko)
10. Speak softly love (Nino Rota/ Larry Kusik)
11. Keep it comin’ love (Harry Wayne Casey/ Richard Finch)
12. Texto – Amaury Jr (Rafucko)
13. Texto – Coxinha (Guga Ferraz)
14. Baço (Guga Ferraz/ Rafucko)
15. Como vês (Bruno Di Lullo/ Domenico Lancellotti)
16. Texto -Medo, segurança e poder (Rafucko)
17. Iansã (Caetano Veloso/ Gilberto Gil)
18. Texto – Tempo (Guga Ferraz)
19. Marchinha-jingle promocional da candidatura política de Alice Caymmi

ARTISTAS

ALICE CAYMMI

Alice é dona de um vozeirão que faz jus ao sobrenome e tem chamado atenção pela força e inventividade das suas interpretações. Sua gravação de Unravel, de Bjork, provocou elogios rasgados da própria cantora islandesa. Acaba de lançar seu segundo disco Rainha dos Raios.

RAFUCKO

Rafucko ganhou destaque na internet fazendo vídeos de sátira política. No ano passado foi listado pela revista Galileu e pelo portal youPix como umas das 25 pessoas mais influentes na internet brasileira.

GUGA FERRAZ

Guga Ferraz é formado em Belas Artes e atua principalmente com interferências urbanas, com trabalhos de grande destaque como ônibus incendiado e cidade dormitório.